top of page
Buscar
  • Foto do escritoradpaulovictor92

América FC x ABC FC: Quantitativo de contratações

Diante do número elevado de ambos os clubes na temporada atual em contratações, se criou a curiosidade de levantar os números de ambos os clubes nas últimas seis temporadas, onde o América FC esteve disputando uma Série C e cinco Série D (uma atualmente), e o ABC FC esteve em uma Série B, três Série C e duas Série D (uma atualmente).


O América FC durante essas seis (6) temporadas, contratou até o momento duzentos e quarenta e dois (242) atletas e dezoito (18) treinadores, com uma média de 40,33 atletas e 3 treinadores por ano. O ABC FC teve duzentas e uma (201) contratações de atletas e treze (13) treinadores nesses mesmos anos, com uma média de 33,5 atletas contratados e 2,16 treinadores.


Imaginando que um elenco tem em média trinta e três (33) atletas contando com os atletas remanescentes de temporadas passadas e atletas da base, dá para se perceber o elevado número de contratações e dispensas de ambos os times.

*A única vez que o América contratou menos que o ABC nos últimos seis (6) anos, foi quando se tornou campeão estadual.


Outra situação que dá para se notar, é que ao passar dos anos, com os clubes sinalizando que cada vez mais que fica na Série D, menos os clubes tem recursos financeiros, são as temporadas que mais contrataram. Principalmente no lado alvirrubro que nos últimos dois anos já fez oitenta e nove (89) contratações de atletas e seis (6) treinadores. (Sabendo que cada registro de atleta profissional se tem uma taxa para pagar a CBF, além da rescisão que também é paga).


E quando buscamos relacionar o número de contratações de atletas e treinadores com a posição final de cada clube nas competições disputadas, dá para perceber que nem sempre o número de contratações se mostra que a posição final será a melhor. Nas ultimas seis temporadas de ambos os clubes, em apenas uma foi de sucesso no campeonato nacional, na temporada de 2016 e apenas para o ABC FC, quando conseguiu o acesso para a Série B, depois de realizar trinta e oito (38) contratações de atletas e dois (2) treinadores.

*Explicando os gráficos: As barras nas cores do clube (preto e vermelho) tem inserido o número de atletas contratados, as barras (amarelas e verdes) tem o número de treinadores contratados. E a linha cinza mostra a posição final nos campeonatos nacionais disputados, mas ela vem como uma pontuação, onde o score máximo é de 20 pontos. Como ambos os clubes disputaram competições de acesso, significa que para ter sucesso em uma competição, seu score teria que ser no minimo de 16 pontos. Caso a posição final fosse maior que vigésimo lugar (20º) sua pontuação se tornava negativa. As pontuações da temporada atual está em zero (0) devido ao campeonato ainda não ter finalizado.


Essa situação mostra que contratações sem planejamento, sem definição de perfil dos treinadores, que busca ter seus atletas dentro de suas caracteristicas de jogo, e aumenta o quantitativo de atletas na temporada, tem a tendência de não dá certo, apesar de em algum momento ele possa ter sucesso. Mas isso não consegue fazer com que o clube se estruture da melhor forma e tenha bons resultados a longo prazo.


E para você torcedor, o que é melhor, ter um ano bom e cinco ruins ou buscar se profissionalizar na área de mercado e de gestão técnica esportiva e ter resultados bons consecutivamente em um projeto de longo prazo? Será que o imediatismo resolverá sempre? Será que contratar demais em meio a competições fará ter sucesso? Será que vale a pena tantas contratações e dispensas, sabendo que dependendo do salário do atleta pode custar um salário minimo cada operação como essa?


Deixo vários questionamentos para reflexões do que torcedores, imprensas e gestores podem questionar seus clubes, buscar melhorias e avanços para eles.


Até a próxima e vamos as discussões.



213 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page