top of page
Buscar
  • Foto do escritoradpaulovictor92

Cria do Estado, agora Treinador

Renato César Barbosa Coutinho, mais conhecido como Renatinho Potiguar, natural de Ceará Mirim, 38 anos. Ex atleta de Futebol, atuou no América em 2004, 2006 e 2013, encerrando sua carreira no Globo, clube da sua cidade em 2018. Nesse mesmo ano, assumiu o próprio Globo em uma passagem rápida e já iniciou seu processo de qualificação para se dedicar a carreira como treinador de futebol.


Graduado em Educação Física e Licenciado "B" pela CBF Academy, Renatinho mostrou evolução em suas metodologias e trabalho dentro de campo ao passar dos anos. E se torna mais uma nova aposta no América, já que será seu primeiro clube de tradição a comandar.


Análise de Dados


Foi realizado uma análise de dados dos seus últimos 2 anos de trabalho. Onde em 2020 com o Globo FC disputou o Estadual e Série D. E nessa temporada atual comandando o mesmo Globo FC e o Santa Cruz de Natal no campeonato estadual.

Como podemos observar, em seu primeiro ano como treinador oficialmente, sua equipe tinha uma tendência tanto de fazer gols quanto sofrer gols nos jogos. Uma porcentagem muito alta ao sofrer ao menos um gol por jogo, e uma porcentagem boa de marcar gols.


Que no fim resultou em uma média bem parecida de gol por jogo, e o que podemos perceber é que quando sua equipe marcava, normalmente fazia 1 ou 2 gols. O que fez elevar a média de gols por jogo, acima da média de sofrer gols, mesmo tendo uma porcentagem menor em marcar ao menos um gol em jogos.


Já em 2021, dá para se observar a mudança desses dados de gols, quando a porcentagem de marcar ao menos um gol por jogo elevou bastante e a tendência de sofrer ao menos um gol, diminuiu. Fazendo com que a média de marcar gol se elevasse e a média de sofrer gols diminuisse.


Ainda não é o ideal, pois se percebe, que suas equipes tem uma média de sofrer um gol por jogo (vale salientar que suas equipes não eram favoritas nas competições que disputaram), mas em compensação seu ataque sempre funcionou, o que fez suas equipes terem melhor resultado, principalmente nesse ano, conquistando um turno com o Globo e sendo vice campeão de outro turno com o Santa Cruz.


Como ataca?


Suas equipes variaram em dois sistemas de jogo normalmente quando tem a bola, 3-5-2 ou 3-4-3. Isso muda bastante dependendo das peças que o treinador tem no plantel. Mas algo que foi padrão em suas equipes é a questão da mobilidade ofensiva. Meia com bastante liberdade para se mover e criar jogadas, as vezes estará pelo meio, as vezes pelas pontas, atacantes de lado jogando por dentro dando campo para ultrapassagens dos laterais e o "elemento surpresa" do terceiro homem do meio chegando na área.

Um dos pontos importantes e de mudança para a comissão anterior, é a saída com 3, buscando uma construção desde trás e mantendo um maior equilibrio defensivo em situações de contra ataques, laterais dando bastante profundidade (talvez se explique a liberação do atleta Peri), para buscar a referencia do centroavante dentro da área.


Quando tiver todo elenco disponivel, acredito que tenha jogadores com caracteristicas para essas funções.


Uma aposta do blog de um time "ideal" seria (caso se confirme os nomes do Globo): Samuel, Iranilson, Boaventura, Raniery, Leozinho; Juninho, Guedes, Erick e Mazinho; Esquerdinha e Wesley Smith.


Como defende?


O padrão defensivo de Renatinho é muito claro, desde que iniciou sua carreira como treinador, duas linhas de 4 com um bom balanço defensivo e 2 a frente, já buscando realizar a marcação e um fazendo a cobertura do outro.

Uma marcação zonal na maioria do tempo, com apenas os laterais encaixando nos atacantes de lado do adversário. É uma marcação bem clara, que muitos conseguirão enxergar, caso ele opte por manter esse sistema de jogo quando não se tem a bola.


A única mudança de posição, é que o meia troca com o atacante de lado e avança para fazer a marcação juntamente com o centroavante da equipe.


Dentro da ideia do time ideal que citamos acima, ficaria se defendendo da seguinte forma: Samuel, Iranilson, Boaventura, Raniery e Leozinho; Erick, Juninho, Guedes e Esquerdinha; Wesley Smith e Mazinho.


Bolas Paradas


Normalmente, Renatinho opta por colocar dois batedores na bola, o que faz com que o adversário não se posicione da melhor forma para evitar o perigo ao gol.


Defensivamente, você vai enxergar que ele volta com toda a equipe para se defender, algo bastante visto com a Seleção Brasileira atual, o que permite ter um campo maior para contra atacar o adversário.


Destaques na bola parada: Esquerdinha (na batida), Boaventura;


Resumo Geral


Dentro do que foi analisado, podemos dizer que a chegada de Renatinho pode-se considerar uma aposta diante de seus resultados nos últimos dois anos, mas com a credibilidade de bons trabalhos no aspecto de jogo.


Seus times são bastante organizados sem a bola, o que hoje é de fundamental importância, já que o time vinha demonstrando muita desorganização em campo, deixando muitos espaços para o adversário.


Tendo essa base mais sólida na defesa, contribui para que a frente, os atletas tenham mais confiança para buscar dribles e jogadas mais complexas, já que normalmente em suas equipes há um equilibrio defensivo maior.


Um outro ponto importante, que poucos conseguem ver, é sua metodologia de treino, diferente do que vinha ocorrendo, seus treinos são baseados em muitos treinamentos setorizados, com correções, e trabalhos táticos. O que já ajuda bastante em não desgastar os atletas para os jogos.


Boa leitura e vamos as discussões, aqui ou no twitter @paulovdp_ .






154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page